sobra a importância da raiz, a qualquer tempo


em consulta ao dicionário Michaelis me chamou a atenção dois significados da palavra RAIZ que muito se adaptam à nossas vidas:

8 FIG Vínculo emocional que se estabelece com o lugar, costumes ou cultura onde se nasceu ou viveu
12 MAT Valor da incógnita que soluciona uma equação.

agora penso na dúvida que paira em muita gente sobre adoção tardia: "ah, a criança maior já tem muita memória, muitos traumas, é mais difícil, né?" ou então "eu não sei exatamente o que se passou na vida dela, como vou saber lidar com isso?". simples: a criança também tem que encarar os pais - que também passaram por um milhão de traumas anteriores, têm diversas memórias e sabe-se lá Deus a dificuldade que as crianças terão em lidar com esses pais. estranho né? pois é. assim ficar mais fácil de escancarar o quão errada é essa visão sobre adoção tardia. é incerto pros pretendentes, mas não se esqueça que SEMPRE é MUITO incerto pras crianças. e vale lembrar: a adoção tem um único objetivo - de garantir o bem estar da criança. e ponto final. adulto procura ajuda, se informa, se vira. a criança é o bem precioso, ela que temos que resguardar.

agora voltando à palavra "raiz", é vínculo emocional. nenhuma novidade até aí. o que saliento é o tempo verbal que aparece em seguida: "estabelece". não está escrito estabeleceu. a qualquer momento é possível, sim, criar um vínculo tão forte quanto a paternidade ou maternidade. não importa a idade, importa apenas o amor. 

e, vínculo criado, equação solucionada. era a incógnita que faltava na conta.






Comentários