descanso merecido!


tivemos dias intensos, nas ultimas quatro semanas. 
primeiro apareceram cadernos em branco e nada de atividades da escola feitas, fomos puxando o fio e foi desenrolando uma história longa que mistura preguiça e medo de não dar conta do tranco. 

meus doze anos. 
normal, mas precisávamos fazer algo. 

respiramos fundo e pensamos num plano de ação, desses bem corporativos mesmo: vamos lá, o que precisamos fazer para recuperar o tempo perdido?

- primeiro, copiar todos os cadernos e atividades que se perderam.
- conferir com todos os professores quais atividades o mais velho não havia entregue para providenciarmos e entregarmos, ainda que com atraso ("- mas porque, pai, o professor não está pedindo para entregar mais, já foi!", porque compromisso é assim, tem que fazer, e ponto final).
- copiar o calendário da sala para ver quando tem provas e entregas de trabalho (futuros) para programarmos as demandas. SUSTO, hoje começa a semana de provas!

pois é, foi assim que chacoalhamos a metade do primeiro trimestre, com descobertas ruins, mas também com muita conversa - vez ou outra em tom um pouco acima - mas a situação pedia um posicionamento firme. ele precisava entender da importância da escola e, em caso de problemas, contar com a gente, com o apoio técnico da própria escola, com os amigos e não simplesmente deixar cair o lápis, relaxar. não é assim que resolve as coisas. 

fizemos uma força tarefa, era cada um dos pais acompanhando uma das matérias programando a cópia de cadernos, fazendo listas de exercícios e ajudando o pequeno a negociar prazos para a entrega dos trabalhos, ainda que atrasados. suamos, os três, muito. mesmo!
terminada a segunda semana, quando acabaram as provas (e os cadernos estavam todos em dia) exaustos, de verdade. tiramos dois dias de descanso no final de semana, "mal feito, feito". 

na semana seguinte, continuamos na rotina, um pouco mais calma, só agora em função de tarefas e trabalhos atrasados. e saíram as notas das provas: valeu o esforço, pensando no lado de quem não tinha nada copiado e provavelmente ficaria de recuperação de todas as matérias, ficou apenas de três, sendo que uma delas ficou por bobeira - era só um visto no caderno e o jacaré, que já havia copiado esse caderno direitinho, esqueceu de levar no dia certo. praticamente, apenas duas recuperações. 

a escola fez um trabalho incrível também: montaram um material de apoio para nortear os estudos para a recuperação. é arregaçar as mangas e mãos à obra: mais duas semanas de estudo focadas, muitas páginas de livro lidas, exercícios resolvidos. agora já com um pouco mais de tranquilidade pois era apenas duas disciplinas e tinha ainda a tranquilidade de "deu certo com as outras matérias!". 
no dia da prova de recuperação eu nem marquei compromissos no trabalho. suava frio, estava mais nervoso que ele. 
programei tudo: saindo da prova iríamos fazer um almoço bem gordo, cheio de coisas que não pode sempre - hamburguer, batata frita, milk shake e cia.

saiu da prova confiante, mas vamos aguardar o resultado né?

QUE ÓDIO, O MENINO TIROU A, EM TUDO. 
<3

mas foi bom, ajudamos ele muito - mas basicamente a se organizar. queríamos que ele entendesse que, se organizando, ele consegue. não precisa ter medo da matéria, do professor ou do tamanho do livro. tudo é possível, é só se programar e acompanhar a turma, sem preguiça e procrastinação. 

agora está aí, no sofá, jogando um monte. merece um descanso, né? 
descanso e carinho (baba) do irmão deitado no colo.

Comentários