Oi! ;)



Vou falar um pouco de tudo que passa na cabeça de alguém que pensa em adotar. Tomei essa decisão há muito tempo, mas só agora me senti preparado pra encarar. Foram anos pesquisando um pouco de tudo o que envolve esse processo; pensei em escrever aqui todos os passos desde a tomada de decisão, protocolo de documentos, andamento do processo até o dia que eu virar pai! Vejo muitas publicações frias e bem diretas a respeito, senti falta de algo mais próximo a um diário de bordo.
A começar pelo nome: sempre me imaginei pai de dois meninos. Mas quero respeitar a natureza. Caso eu seguisse com um método natural, não teria escolha de sexo, raça, etc. E assim que vou tocar o meu processo de adoção: sem nenhuma escolha. Portanto: primeira revisão. O blog que se chamaria “dois meninos” passou a se chamar “dois”. Ótimo! Assim conto a história do nascimento dos meus filhos e dos dois pais! Que tal?
Estou bem empolgado! Na ultima sexta-feira (07/08/2015) entregamos toda a documentação necessária para iniciar todo o processo. Essa primeira fase é chamada de “habilitação”. Nesse momento são analisados todos os documentos protocolados e pesquisados antecedentes criminais e diversas fontes de informação civil e criminal para validação da candidatura do proponente. A lista pode variar entre cidades e estados dependendo da solicitação do Juiz que irá analisar o processo. O que determina onde será analisado um determinado processo é o local de residência do proponente; no meu caso, dei entrada no Fórum João Mendes.
Passamos um tempo pensamos quando oficialmente daríamos início ao processo. Estávamos certos da nossa decisão, mas achamos importante escolhermos o momento certo e marcante pra nós. Pusemos alguns acontecimentos como gatilhos que foram resolvidos em meses. Bom, qual a desculpa agora? Decidimos então que passaríamos o dia dos pais desse ano já “grávidos”. E assim definimos a data: na sexta-feira antes do dia dos pais fomos ao Fórum para oficializar a decisão.
Eu já tinha ido lá há uns dois anos só pra me informar como funcionava o processo e o que eu precisaria entregar lá. Organizamos tudo e no dia marcado foi uma apreensão só. Estava ansioso e não conseguimos trabalhar direito. O Fórum funciona até às 19h; pra não correr riscos saímos do trabalho às 16h e fomos direto pro Centro. No caminho o nervosismo estava escancarado, mas o sorriso solto também. Era muita felicidade e ansiedade juntos. Chegamos ao prédio umas 17h e demorei um pouco pra achar a sala certa. Pra dois arquitetos aquele tempo perdido naquele edifício incrível não foi nada ruim. Alguns minutos perdidos e achamos a tal sala no 3° andar.
Fomos muito bem recepcionados e logo vieram nos atender. A atendente nos explicou um pouco como funciona o processo de habilitação e os passos seguintes. A habilitação nada mais é que a análise documental e histórica dos proponentes; essa análise é realizada pela vara da infância e tem uma duração prevista de aproximadamente quatro meses. Um mês após o protocolo dos documentos poderemos voltar lá para pegar o número do processo; com posse desse número conseguimos acompanhar todo o passo-a-passo através de um site. Passada essa primeira análise, o processo segue para as entrevistas com a assistente social, visita à residência e o que mais julgarem necessário para completar o material. Feito isso, só então o processo será encaminhado para o Juiz responsável. Ele irá analisar todo o conteúdo e poderá solicitar mais algum complemento para amparar sua decisão. Estando convencido que os proponentes têm condições físicas, mentais e financeiras de cuidar do adotado, é declarado o aceite. Só após a aprovação nesse processo de habilitação que os pretendentes terão seus nomes cadastrados junto à base de dados de adoção. Esses dados são cruzados aos das crianças aptas à adoção e, caso haja compatibilidade, o pretendente é chamado para dar andamento no processo. Não são passados prazos de etapas, pois podem variar muito: em função das complicações que podem aparecer no decorrer do processo e em função das escolhas feitas pelo pretendente (sexo, idade, etc).
Nas próximas postagens vou contar um pouco da nossa trajetória: como a gente se conheceu, de onde veio a vontade de adotar, como lidamos com a preparação. Acho importante essa contextualização para entenderem um pouco de tudo que vou escrever daqui pra frente. Espero que gostem dos relatos e mais do que isso: que se encorajem assim como a gente a tomar essa atitude. É um posicionamento de vida, muda tudo e posso dizer? É incrível! Ansiedade a mil, me sinto grávido e dia-a-dia imagino como será a minha família em breve.

Sejam todos bem vindos ao meu blog, aos meus pensamentos à minha vida!

Comentários

  1. Queridos, meus parabéns eternos por absolutamente tudo o que são, fizeram e representam. Hoje, por "acaso" assisti a um delicioso vídeo da linda família de vocês e, de lá, cheguei aqui. E quão feliz estou por conhecer esse espaço, pois me identifiquei tanto com vocês que o pensamento imadiato ao terminar de assistir o vídeo foi o de que "parece que somos amigos a tempos, quero tanto conhecer mais deles". E eis que encontro o blog de vocês, uma janela deliciosamente construída para conhecer um pouco mais de vocês e dessa história magnífica e inspiradora. Eu e meu marido já os amamos e os adotamos em nossos corações. Recebam o nosso singelo e amoroso agradecimento. Espero que um dia possamos nos conhecer e partilhar histórias. Felicidades a vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário