Dica de Filme: Oliver Twist (1948/1968/2005)



(Oliver Twist, 1948)
Diretor: David Lean
(Oliver Twist, 1968)
Diretor: Carol Reed
(Oliver Twist, 2005)
Diretor: Roman Polanski

Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.
Baseado na obra homônima de Charles Dickens, esse filme é um retrato fiel e dramático das conseqüências da Revolução Industrial na Inglaterra na era Vitoriana, no século XIX, dirigido com maestria pelo cineasta Roman Polanski, que é especialista em adaptar brilhantemente livros para as telonas.
Nesse filme pode se abrir uma discussão, comparando inclusive com a atual situação, sobre o trabalho infantil e a marginalidade, causa da industrialização em massa, que deixaram muitos na miséria, levando a pessoas ao desespero, ao crime e a prostituição.
A obra enfatiza a vida de um garoto órfã sonhador, chamado de Oliver Twist, que acaba caindo nas mãos de uma gangue de ladrões e prostitutas mirins, aonde conhece a marginalidade e a violência, mesmo assim luta para realizar seus sonhos e para denunciar os criminosos que o maltratam.
Além dessas questões, o filme pode servir como forma lúdica para exemplificar a Revolução Industrial e suas causas, a questão da marginalidade infantil, as falhas do sistema capitalista, além é claro, fazer uma analogia dessa situação com a realidade brasileira dos nossos tempos. 

Fonte: http://www.portaldaadocao.com.br/filme/Oliver_Twist_(1948)/630 (Acesso em 28/04/2016).
Fonte: http://www.portaldaadocao.com.br/filme/Oliver!_(Twist)_(1968)/659 (Acesso em 28/04/2016).
Fonte: http://www.portaldaadocao.com.br/filme/Oliver_Twist_(2005)/660 (Acesso em 28/04/2016).
Fonte: http://blogdoprofessorandrio.blogspot.com.br/2013/04/filme-oliver-twist-2005.html (Acesso em 28/04/2016).

Comentários