Curso Preparatório: depoimentos



Ainda sobre o tal curso preparatório de adoção, tivemos a participação de dois casais que tiveram sucesso nos seus processos recentemente. O primeiro, um casal gay aparentando seus 35 anos e extremamente sorridentes. Nitidamente felizes ao lado do filho que adotaram há dois anos, o menino – hoje com 8 anos – conheceu os pais poucos dias antes do aniversário de seis anos. Contaram que 15 dias após terem sido habilitados pela juíza, receberam a ligação da Vara dizendo que tinham uma criança para apresentá-los. No dia seguinte foram ao gabinete onde foi passado o perfil da criança e mostrada a foto. Os dois se apaixonaram pelo menino e dois dias após a ligação já estavam visitando o abrigo e fazendo companhia às crianças que dividiam casa com ele. Conheceram por alguns dias a rotina do abrigo, jogaram bola com os meninos e aos poucos foram se aproximando daquele que era o motivo de todas as visitas. Até que no terceiro ou quarto dia o menino virou pros dois intrusos e perguntou, na lata: “vocês vão me adotar?”. Até que um deles prontamente retrucou a pergunta: “você quer ser nosso filho?”. Ele abriu o sorrisão. Na semana seguinte o menino já estava na casa nova. Aquela correria: reformar o quarto, comprar móveis, roupas, brinquedos, visitar escolas. Correria boa que todos nós sonhamos!
Uma linda família, realmente inspiradora a história. E não teve como não nos imaginar nisso tudo. Quando a gente vê um caso tão próximo do que queremos e tão perto da gente, é de arrepiar. Já me imaginei contando no trabalho que tinha dado certo, fazendo a via-sacra pra meu filho conhecer todo mundo da família... foi muito empolgante! Fora a emoção que, a cada história boba do dia a dia que eles contavam, mais uma lágrima rolava. É muita alegria e ansiedade!




Outra família foi nos apresentada: um casal de uns 40 anos e 12 anos de casados. Relataram que tiveram problemas de fertilidade e tentaram algumas terapias sem sucesso. Ao invés de investirem em terapias mais certeiras (e caras) – e depois de longas conversas e sessões de terapia com psicólogo – resolveram que a melhor saída pra eles seria por meio de uma adoção. Nas entrevistas apontaram o desejo de ter um bebê – colocaram como idade máxima 1 ano de idade. Dias após a Habilitação ocorreu como do primeiro casal: receberam a ligação, foram conhecer o perfil e ver a foto e no dia seguinte foram visitar o abrigo. Diferente do menino da primeira história, o bebê estava um pouco apático ao casal. Não demonstrava aquele riso frouxo que eles esperavam e entenderiam o sinal de “esse é meu filho”; e eles precisavam disso! Pediram então 5 minutos a sós com o bebê no quarto e contaram um pouco dos pedidos que faziam a Deus que intercedesse e mostrasse a eles se aquele seria o filho que eles tanto esperavam. Foi então que a futura mamãe deixou o bebê no colo do marido para pegar uma bolinha que havia rolado pro canto do quarto. Foi ela soltar a criança pra ela começar a chorar sem parar, e a mãe achando normal, como um choro de bebê qualquer. O pai, sem reação, pediu insistentemente pra ela pegar de volta a criança no colo. E então receberam o tal sinal que tanto esperavam: não só parou de chorar, como o bebê se apoiou no ombro da mãe e descansou. Foi a criança parar pros pais começarem a chorar! Pediram dois dias pra organizar tudo pra chegada do bebê em casa, e na sexta-feira da mesma semana que receberam a ligação, ganharam um filho!





Os dois casos demonstram um pouco a desmistificação que é necessária analisar. Fala-se muito na morosidade do processo de adoção; todavia o problema não está no processo, mas nos candidatos. Quanto mais filtros (e quanto mais filtros longe da realidade das crianças aptas à adoção no Brasil), mais difícil ocorrer esse encontro de perfis. Outro ponto urgente a se pensar é em relação à adoção tardia. Problema sério e muito pouco abordado já que muita gente sonha com o bebê achando que o vínculo com uma criança já crescida é mais difícil. O menino de 8 anos me pareceu apaixonado pelos pais... <3

Comentários