MPA - Meu Projeto de Adoção: reunião 01/06


No ultimo sábado (22/02/2016) estivemos novamente na EMEI Francisco Manoel da Silva para a primeira reunião do ciclo que eles chamam de “MPA – Meu Projeto de Adoção”. Esse grupo é indicado pra pessoas interessados em se programar para um dia darem entrada num processo de adoção, a quem está em habilitação pelo Fórum de sua região ou mesmo aos habilitados que aguardam contato do Fórum. Nada mais é que um grupo de apoio pra que um ajude o outro a sanar dúvidas e controlar um pouco a ansiedade, típica desse processo.
O ciclo é composto por seis encontros; segue abaixo a programação de devemos seguir durante o semestre (é agendada uma reunião de aproximadamente 2h por mês):
- A decisão de ser pai e mãe e o Projeto de Adoção;
- O perfil da criança pretendida: desejos e possibilidades;
- A passagem da(s) criança(s) do abrigo à sua nova família. A participação da família extensa, da escola e dos amigos.
- Contar para a(s) sua(s) criança(s) sua história pré-adotiva. Escutar da criança a sua história;
- Palestra (temas/programação a ser definida);
- O que faltou conversar? Fechamento do MPA – Meu Projeto de Adoção.
Iniciamos com a apresentação dos participantes e, como já havíamos conhecido alguns deles no mês anterior na reunião de acolhimento, foi bem legal a experiência. Diferente pois pudermos perceber o amadurecimento que tivemos (nós e os outros) em um mês e fomos atualizados em relação ao status do processo de cada um dos participantes. Em meio às apresentações eram abertos alguns parênteses para detalhar trâmites e inseguranças em grande parte comuns aos demais participantes.
Ao final da apresentação dos cerca de 8 casais e duas mulheres solteiras que participavam, as mediadoras – voluntárias do Projeto Acolher – apresentaram suas histórias. Contaram um pouco do tempo entre as etapas de evolução do processo junto ao Fórum, medos, angústias. Chamou nossa atenção mesmo foi o depoimento de uma mulher, que adotou um menino de 6 anos que havia sido “devolvido” por um casal anteriormente. Há quatro anos o Fórum de Santo Amaro entrou em contato com ela oferecendo uma criança com um perfil peculiar: um ano antes do contato ela havia sido adotada por um casa que ficou com a guarda dele por 21 dias e então pediu junto ao Fórum a “devolução”; não entrou no detalhe dos motivos que levaram o casal a fazê-lo. Os traumas que essa criança carrega e, ao mesmo tempo, o desafio a ela imposto nesse momento... foi emocionante ouvir aquilo. Engraçado pois após a reunião, no café que fazemos no pátio da escola, um dos casais chegou pra falar conosco comentando um pouco sobre o que foi falado e salientou que “não estavam preparados pra um caso desse não”, por exemplo. Pensamos justamente o contrário: achei incrível a disponibilidade da adotante e acredito que, no lugar dela, faria a mesma coisa. O desafio de encher de amor essa criança que foi rejeitada por duas vezes em 5 anos! É inimaginável o trauma dela, e por isso a justificativa de todo o preparo necessário aos pais que desejam adotar e todo o cuidado do Fórum com as crianças. Essa foi uma história suficientemente dramática e pesada; imagine quantas mais não encontramos nos abrigos? Essa gravidez invisível promete muitas emoções ainda...

A quem deseja mais informações a respeito do Grupo de Apoio que estamos participando, segue o contato abaixo:
Projeto Acolher
Blog: http://projetoacolher.blogspot.com.br/

Telefone: (11) 2577-0238   

Comentários