MPA - Meu Projeto de Adoção: reunião 02/06


Voltamos à EMEI Francisco Manoel da Silva para nosso segundo encontro do Meu Projeto de Adoção! A ideia é muito legal pois organiza um grupo que segue abordando as temáticas relativas à adoção, mês a mês. Aos poucos vamos conhecendo e construindo laços com a história do outro; engraçado como ficamos ansiosos e torcendo pelo processo do outro, esperando o próximo encontro pra saber como foram as entrevistas, se têm novidades, etc.
A primeira reunião foi basicamente uma apresentação e foi iniciado o primeiro assunto: a decisão de ser pai e mãe. No ultimo sábado,  19/03/2016, a reunião começou abordando um pouco da diferença entre a filiação biológica e adotiva. Todos os presentes explanaram um pouco sobre toda a preparação que os pretendentes à adoção fazem por meses e muitas vezes anos. Há pais biológicos que também se preparam e organizam suas vidas para receberam à criança, mas infelizmente têm também os que não o fazem.
Para os casos de adoção essa preparação tem importância imensa, já que não se sabe ao certo o que vamos encontrar pela frente. O outro tema abordado no grupo foi em relação ao perfil da criança pretendida; todavia essa escolha apenas baliza a procura, não define efetivamente o perfil. É preciso muita informação, discernimento, conversas e muita curiosidade. Livros, filmes e muita cumplicidade com o companheiro (se houver) e/ou com a família extensa são cruciais para um amadurecimento saudável durante esse período.
Quando tivemos a nossa primeira entrevista no Fórum junto à assistente social nos foi proposto o preenchimento da tal ficha. Já tínhamos alinhado muito do que buscávamos: quantidade de crianças, idade, raça, possibilidade de irmãos. Mas tem pontos delicados que paramos pra pensar só quando fomos botados à prova. Doenças e traumas são delicados. É normal num primeiro momento sentir medo de assinalar a aceitação de crianças com doenças ou traumas ou com alto potencial de desenvolvimento disso; precisamos, todavia, de in-for-ma-ção. A escolha foi nossa: nenhum dos itens vamos assinalar (ou não) sem estudar e nos informarmos sobre o tema. Buscamos em livros e filmes saber um pouco da vida e da rotina de famílias com crianças com cada uma dessas características. Buscamos a mente tranquila na hora de preencher o perfil da criança afinal, tão normal quanto o medo inicial, é o sentimento de culpa ao assinalar que não aceita uma criança com HIV, por exemplo. Posso dizer que nossa estratégia deu muito certo: além de conhecer mais sobre traumas, deficiências e históricos de adaptação, ajudou a evitar a idealização da criança, muito comum nesse período já que há um preparo e uma espera tão longa. Um choque de realidade necessário para evitar decisões precipitadas e traumas ainda maiores para a criança e para o(s) adotante(s).
Confesso que já estamos ansiosos pro próximo encontro, dessa vez antes do previsto: em 15 dias! Dia 02/04 devemos abordar o terceiro tema do MPA: “A passagem da(s) criança(s) do abrigo à sua nova família. A participação da família extensa, da escola e dos amigos”. Até lá!

A quem deseja mais informações a respeito do Grupo de Apoio que estamos participando, segue o contato abaixo:

Projeto Acolher
Blog: http://projetoacolher.blogspot.com.br/
Telefone: (11) 2577-0238   

Comentários