Entrevista 04




Dia 09/06/2016 tivemos nossa ultima entrevista com o corpo técnico da Vara da Infância e Juventude no Fórum João Mendes. Incrível como a gente vai tomando corpo e confiança e como muda nossa desenvoltura no decorrer das entrevistas, né? Pois então: foi bem tranquila. Começamos separados e depois ficamos todos juntos pra finalizarmos o preenchimento da planilha com as características da criança desejada.
Fui primeiro, pra aproveitar que já estava na maior adrenalina com a correria do trabalho pela manhã. Não seguimos uma pauta muito específica, ela me pediu pra contar um pouco da minha história, um pouco do meu dia a dia, etc. Aproveitei pra contar um pouco de como surgiu a ideia de ser pai no meio disso tudo, de onde veio a vontade de escolher a adoção como forma de paternidade e diversos assuntos relativos às conversas anteriores que tivemos no Fórum. Confesso que fiquei bem mais à vontade nas conversas juntos, mas me saí muito bem. Estava preocupado pois costumo ser mais contido e até um pouco quieto, mas a agitação da minha manhã me ajudou a ser bem falante e expansivo durante a nossa conversa. Terminado o papo, de cerca de quarenta minutos, fui pro corredor (geladíssimo) do Fórum enquanto o marido passava pela mesma entrevista individual.
Foi bem legal ter ido ao Fórum pela tarde novamente; tinha bastante gente circulando por lá: conversei com dois casais gays que estavam se organizando pra fazerem a primeira visita à criança indicada pela juíza, um casal com a filha que adotaram há oito meses e estavam lá para buscar a documentação definitiva. É legal ver isso pra amansar um pouco a ansiedade e confiarmos que o Judiciário tem feito um trabalho bem legal com a gente; jajá é a nossa vez!

Meia hora depois terminou a conversa dos dois e então me chamaram pra entrar na sala novamente. A psicóloga começou fazendo um fechamento se posicionando favorável ao nosso perfil como casal adotante. Na entrevista anterior ela havia nos pedido para pesquisarmos sobre os diversos itens que faltava preenchermos já que costumam levantar bastante dúvida. Comentamos alguns pontos e já seguimos para o preenchimento. Pronto: mais uma etapa concluída! Agora são os trâmites internos do Fórum até a Habilitação: a assistente social deve despachar o parecer favorável, segue para o MP e então para a juíza arguir. Já estou roendo as unhas!

Comentários