MPA - Meu Projeto de Adoção: palestra 05/06


Nesse final de semanas participamos das palestras sobre “Adoção de irmãos” em que contaram suas histórias a empresária e mãe de quatro filhos, Ligia Sommers, e o empresário e pai de dois filhos, Valter Ricardo Afonso.

Ela começou contando um pouco de tudo o que se passou em seu processo: uma história comovente cheia de acontecimentos trágicos para compensar as diversas tragédias que aconteceram no percurso. Essa história ela conta também no livro “O Caminho das Cores”, que tem toda a renda revertida à casa onde mora um dos filhos de Ligia, diagnosticado com impossibilidade de convívio social por conta de um trauma físico sofrido por um dos meninos quando ainda era bem pequeno.

Valter organizou a sua história em quatro partes: como foi a decisão de adotar, como se deu o processo de habilitação, um pouco sobre como ele chegou até às crianças e um panorama de como foi a adaptação da família à nova realidade. Com uma visão bem realista, Valter abordou todos os anseios e amadurecimentos a que estamos dispostos quando escolhemos a paternidade por essa via. Uma história com diversos momentos de certeza e de dúvida cruel, Valter sentiu esse “vazio” e esse desejo por filhos, que se tornaram então decisivos para iniciar o processo. Uma história linda e cheia de detalhes que encantam pelo carinho e afeto criado pela família.

É sempre bom ouvir histórias de pessoas que já passaram por tudo isso pra nos botar os pés no chão e, além disso, nos dar até mais segurança. Muitas vezes pintamos os problemas muito maiores e mais assustadores do que de fato o são. O segredo é simples: de coração aberto, ouvir. Então refletir sobre a decisão e seguir em frente, seja qual for o veredicto.

A quem deseja mais informações a respeito do Grupo de Apoio que estamos participando, segue o contato abaixo:

Projeto Acolher

Comentários