carnaval em família


carnaval tem um "quê" de liberdade bem importante na edução dos nossos filhos.

vai lavar o rosto
escove os dentes
vem tomar café!
corre, estamos atrasados!
hoje você tem aula de inglês está lembrando?
guarda esses brinquedos
por que você fez isso?!?
boa noite, dorme com os anjos

é um bando de regras, aulas e tarefas de casa que não terminam nunca. aqui em casa trabalhamos o tema da liberdade dia a dia: mais que isso; trabalhamos com as responsabilidades. prestamos sempre atenção nas atitudes deles e, sempre que julgamos oportuno, colocamos um pouquinho mais de peso pra eles carregarem.

nos primeiros dias quase fiquei louco: imagine só - do dia pra noite a casa dobra a quantidade de pessoas sendo que duas delas não te ajudam nas tarefas de casa?
pois bem, passado o período inicial de adaptação já fui logo delegando tarefas: um cuida do lixo e das cartas na caixa de correios enquanto o outro deixa o quarto organizado e engatinha fazer sozinho algumas tarefas de higiene pessoal (como lavar as mãos, escovar os dentes). engraçado como eles vão percebendo que estamos "confiando" neles e vão - eles mesmos - puxando responsabilidades pra si. isso pra mim, que comecei a trabalhar antes dos doze, é incrível. aprendi muito a me virar sozinho trabalhando desde cedo; não ia por necessidade financeira, e sim por necessidade de autonomia mesmo. nem ligava muito pro que ganhava, queria mesmo era ter minhas responsabilidades, meu tempo. 
pois bem, a história tem evoluído: agora vão cuidar da arrumação das camas logo após acordarem, , o mais velho ganhou a chave de casa, agora fica às vezes sozinho em casa e o pequeno já faz xixi sozinho; ah, aprenderam também a acordar e esperar a gente acordar na sala ou no quarto, brincando. antes eles levantavam e vinham direto pro nosso quarto: uma delícia, mas não todo dia. tem dias que a gente quer dormir mais um pouquinho, mas o despertador chamado "filhos" é pontual e certeiro. agora eles vem pra cama esporadicamente, e é delicioso! 

falei tudo isso pra dizer que essas pequenas coisas do dia a dia dizem muito de como queremos que nossos filhos sejam quando crescerem. sempre quis dois filhos por não suportar pessoas mimadas; e é pensando nisso que educo religiosamente os meninos. e posso falar? vale (e muito) a pena ter todo esse trabalho no quotidiano; sabe por que? 
vamos curtir o carnaval bem mais tranquilos! sim, porque eles estão acostumados com liberdade. não preciso ficar feito um cão de guarda em volta deles; eles brincam e a gente tem a segurança que eles estão sempre por perto, sempre de olho. aliás, assim como o natal, esse é a primeira vez que passamos o carnaval juntos. logo o carnaval que a gente tanto gosta?

ah, esses dias que estão chegando serão incríveis. 
depois conto tudo aqui!

Comentários