é preciso planejamento!


é preciso muita paciência e também uma boa reserva.
pois bem, tem sido recorrente as notícias do governo federal de agilidade nos processos de "auxílio maternidade" (sim, esse é o nome do benefício), mas é tudo propaganda pra inglês ver. a verdade (que ninguém conta) é que antes de adotar você tem é que ter uma grana guardada pra você e sua nova família viverem bem durante todo o período de licença. sabe por quê? vamos lá:

- você só pode agendar o atendimento no INSS (via telefone - 135 ou pelo site) após a emissão da Guarda Definitiva;
- o agendamento é feito, em média, de 45 a 70 dias após o contato;
- há grandes chances (como aconteceu no meu caso) do seu pedido ser indeferido (para eles ganharem tempo e inventarem um novo documento necessário) e, então, você deve agendar um recurso (que vai levar mais 45 a 70 dias para conseguir horário);
- você tem que, obrigatoriamente, estar afastado do trabalho e sem receber salário da empresa onde trabalha.

OU SEJA: se vira, nego. vai ficar em casa sem receber um centavo. você tem dez anos a partir do documento de adoção para solicitar o benefício; meu conselho é: NÃO CONTE COM O DINHEIRO DURANTE A LICENÇA! ninguém me disse isso antes; sorte que tínhamos nos programado pra isso.

outra dúvida comum é em relação à documentação, que é bem simples (original + cópia de tudo):

- documento de identificação original com foto;
- CPF;
- comprovante de endereço;
- documento de guarda definitiva com finalidade para adoção ou certidão de nascimento emitida com dados do(s) adotante(s);
- cartão PIS;
- documento timbrado pela empresa onde trabalha detalhando sobre o afastamento do trabalho desde a data da adoção (esse documento que eles pediram pra mim depois; é bom já levar pra tentar ganhar tempo).

sobre o processo de pedido do auxílio é bem simples, basta agendar (via telefone ou site) e comparecer ao atendimento com os documentos solicitados. o atendimento é agendado por horário e, pelo menos comigo, foi bem rápido. único problema é depender da boa vontade de quem, depois de entregue a documentação, analisa tudo. aí é outra história!

boa sorte, pessoal!

Comentários