Dica de Livro: Adoção – exercício da fertilidade afetiva (Hália Pauliv de Souza Jótah)


Na semana passada terminei de ler o primeiro dos livros da Hália que comprei. Ela é uma antiga militante da causa da adoção no Brasil e tem uma bela história de vida, voltando seu foco para essa causa. Segue abaixo a sinopse do livro:

O livro é um dos mais completos trabalhos sobre adoção já realizados em nosso país. Apresenta todas as informações necessárias aos pais que desejam receber um filho em adoção, com talento, sensibilidade e profundo conhecimento da matéria, uma vez que a autora não só é mãe adotiva de duas filhas como dedica-se à coordenação de cursos de preparação aos pretendentes à adoção em sua cidade. Segundo a autora, não é imprescindível que crianças ou adolescentes sejam gerados biologicamente para serem amados, mas é preciso que sejam gerados psicológica e emocionalmente para que os laços de afeto - a serem estabelecidos mediante a adoção - ofereçam a segurança de que pais e filhos necessitarão. Assim, para que esse processo de "fertilidade afetiva" seja bem-sucedido, os futuros pais precisam considerar a adoção em seus múltiplos aspectos: legais, psicológicos, financeiros, familiares e sociais.
Desse modo, inicia a obra conceituando a adoção e explicando quais são os tipos de adoção possíveis e aceitos pela legislação brasileira. Discorre sobre os pretendentes à adoção, sobre as forças que os motivam a trilhar esse caminho e quais as providências a serem tomadas para sua preparação. A seguir, apresenta o outro lado, ou seja: quem são as crianças e os adolescentes que podem ser adotados e como se comportam quando são recebidos em uma família. Tendo como base sua experiência e observação, a autora também escreve sobre a importância da educação em família e na escola para a formação de pessoas felizes e saudáveis. O texto é entremeado de depoimentos e mensagens que demonstram como o caminho da adoção - apesar de muitas vezes longo, árduo e até mesmo frustrante - pode ser gratificante e abençoado, se trilhado com amor e dedicação.

De leitura fácil, o livro aborda as diversas temáticas necessárias de reflexão pelo adotante: desde as mais lembradas – como o impacto na renda da família, a importância da participação da família como um todo no processo – até temas não tão abordados – como os traumas que as crianças podem carregar junto com suas histórias, todo o encanto que envolve a adoção tardia, entre outros assuntos.


Fonte: https://www.paulinas.org.br/loja/adocao (Acesso em 04/03/2016).

Comentários