o segredo é ter rotina!


rotina é um negócio maluco. 
pra gente grande às vezes parece entediante e até fugimos disso, sempre que possível. mas pras crianças... ah, são nosso porto seguro. já fizemos testes e mais testes científicos (realizados nada academicamente por dois arquitetos tendo como objetos de estudo dois jacarés de 03 e 11 anos) e olha, os resultados são surpreendentes!

a conclusão é simples: tirou da rotina, te prepara, malandro! 
batata: sempre que organizamos algo muuuito muito legal num dia, chegando em casa ou no dia seguinte um deles vai ficar com um humor, digamos, difícil. a gente entende algo como: ficam com o rei na barriga e precisam voltar ao mundo real; enquanto não voltam, precisamos estar preparados pra lidarmos com isso. 

e vale pra tudo: dias de semana e fins de semana.
- dias seguidos fazendo passeios depois da escola?
- passeio no parque com bicicleta e piquenique e almoço diferentão e visita?
- acordou muito cedo ou dormiu muito tarde?

enfim, um bando de coisas ativam o modo: cuidado, papais. no começo era mais traumático, a gente não entendia bem o porque da mudança de humor e tal, hoje tiramos de letra.
o negócio é programar muito bem as mudanças na rotina: quando soubermos que vamos fazer um passeio muito empolgante, conversamos com eles antes e durante lembrando de outros dias que tivemos problemas e tal. o que tem funcionado muito também é, em horas de pico, deixá-los no quarto pensando um pouco, acalmando. principalmente o pequeno - cheio cheio cheio de energia - pouco antes das refeições, é ótimo!

o que vale é prestar muita atenção aos sinais que eles dão e desenvolvermos nossas próprias técnicas pra driblarmos essas situações. o que não pode é estressar e não pensar no que causou o problema, como evitar, etc. senão vira um stress recorrente, pra todos!

força!

Comentários

  1. :) gosto de ver quando tem email do " dois pais " .
    Sim sim, a rotina, a mesma que quando solteiros e sem filhos, tentamos escapar. Ter um dia diferente, dormir sem hora para acordar, almoçar o que tiver e quando der fome, banho demorado, assistir sua série favorita o dia inteiro na cama e comendo muito gluten, gordura hidrogenada e coca cola. hahahahha E Saudade !
    Com os pequenos a volta podemos lembrar do jargão, " isso nao te pertence mais ! ", rs.
    Para algumas pessoas de fora entender a rotina necessária com crianças pode parecer muito chato, os pais sao tomados como controladores e tal, mas o que ninguém entende é que este padrao seguido de atividades rotineiras irão no futuro, dar consciencia e linha de raciocinio para as criancas na fase adulta. E eles, as crianças, precisam mesmo desta ordem para nao crescerem sem saber o que e o por que das coisas. Acredito tambem que ter um dia diferente, almoçar mais tarde, acordar mais cedo, dormir um pouco mais tarde e ate mesmo passar o dia na piscina, sustentado por pipoca, sorvete e banana, seja justo uma vez ou outra. Isso também ajuda a entender que existem outras coisas boas e se adaptar as adversidades cotidianas, além de desenvolver a capacidade de lidar com aquilo que advém destas atividades, como prazer de divertir-se sem hora pra acabar, de entender que fome existe mesmo quando estamos curtindo e que muito sorvete pode dar dor de barriga.
    Essa rotina de hoje ajuda aos pais a serem melhores pais, assim conseguimos organizar nossos dias e horários, sabendo que mais tardes os miúdos terão as horas de carinho também.
    Ser pai nao é fácil mas responda me você, esse cansaço do dia a dia é melhor ou pior que o cansaço de um dia chato de trabalho ? rs
    Grande abraço aos meus pais prediletos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem coisa melhor que esse cansaço do cuidado aos pequenos, ainda mais depois de um dia de trabalho. <3

      Excluir

Postar um comentário