isolamento com crianças: um tempo de descobertas!

as dicas pras famílias terem atividades alternativas em tempos de isolamento social são imensas. 
pra nós, que vivemos o drama na pele, é fácil perceber quando foi feito por alguém que tenha filhos ou não. 

(risos)
risos de nervoso, mas risos!




bem, no mundo real de famílias isoladas com filhos é tudo ao mesmo tempo: chefe ligando no celular, e-mail com demanda urgente, arroz queimando no fogo e filho que terminou de ir ao banheiro, esperando aquela assistência ao final do processo. 
e nós, ficamos como nessa confusão toda?

pois bem! 
passamos uma, duas semanas. fomos aprendendo, dia a dia, sobre a convivência 24/7.
sobre humores que sobem e descem. energia que nunca dissipa. sol que a cada dia é mais disputado. sofá que, pouco a pouco, começa a dar sinais de um leve achatamento de sua massa inicial. TV que sente saudades do tempo em que desligava vez em quando. netflix que, aos montes, agora nos saúda com aquela ingrata mensagem de: você já está usando todas as telas a que tem direito. 

quando lemos dicas que tem só livrinhos fofos de atividades, filmes de aventura para assistir em família com muita pipoca e jogos de tabuleiro para o desafio em grupo ficar completo, pode desconfiar.
cara, criança tem muita energia:

- livrinhos fofos de atividades? só se a tal atividade for lavar os banheiros da casa no final. 
- filmes de aventura pra assistir? só se a aventura for a caça à bagunças pela casa com todo mundo botando a casa em ordem de novo.
- jogo de tabuleiro? só se for pra jogar com eles na esteira enquanto esperam a vez de jogar. 

é, um baita desafio essa história da vida, do dia pra noite, se resumir aos m² que chamamos lar. mas, também, uma descoberta. 

fizemos aqui duas empreitadas que foram bem divertidas (e sim, gastamos bastante energia das crianças!):

- bem, a primeira delas foi uma volta no quarteirão. tão simples como isso! 
mas, vamos lá, ao desafio: moramos no Centro de SP. o traçado urbano aqui na região de casa é bem maluco e, simplesmente, não existe isso de "dar a volta no quarteirão". juro! o desafio foi: vamos estrear as máscaras e aproveitar pra levar o catioro pra passear num caminho definido pela guia da calçada com uma única regra: NÃO PODEMOS ATRAVESSAR A RUA. 
sabe quanto andamos até voltarmos pra perto de casa (e, depois de atravessarmos a rua, chegarmos)? andamos mais de 3km - foi uma experimentação urbana incrível fazer as crianças prestarem atenção em símbolos, desenhos e regras de trânsito e da cidade que no dia a dia passam desapercebido. fora isso, aproveitamos a cidade vazia - em segurança!

em tempo: peço já desculpas antecipadas aos que julguem essa atividade. entendo e respeito: mas um apartamento pequeno com duas crianças e um cachorro, não é pra amadores. temos que fazer concessões pra esses dias tornarem-se, digamos, mais palatáveis. 

- ah, sim, a segunda experiência: dessa vez nem foram precisas máscaras e coisas do tipo. foi de casa pro elevador. do elevador pro carro. do carro pra estrada. da estrada pro sítio vazio - portas abertas! 
os 4 num mato alto sem nada, ninguém. só o sol e o espaço pra correr, desbravar. fazer os bichos urbanos terem menos medo de formigas, pernilongos e bichos estranhos do mundo fora das linhas do metrô. tomamos muito sol, fizemos trilha, acompanhamos fios d'água - tudo o que foi possível para espairecer e - PRINCIPALMENTE - gastar energia. 




nada como uma noite de sono com filhos dormindo largados, né não? <3

anteontem começamos uma nova atividade - que gasta sim menos energia que algo físico - mas tem sido muito divertido. envolvemos família, amigos e tudo mais - via celular - pra participarem do jogo com a gente. 
o jogo?
imagem & ação! divertidíssimo!
mas esse fica pro próximo papo... 


e vocês, o que têm feito nesses dias pra entreter a criançada?



Comentários

  1. ai, gente, eu descobri vocês e estou amando taaaanto essa família maravilhosa. não desgrudo mais desse blog ❤❤ muita luz pra vcs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário