Dicas de Livro e Filmes!

Segue abaixo a indicação de um livro e alguns filmes que abordam o tema da Adoção de maneira interessante. Eles foram citados no curso preparatório organizado pela equipe da Vara Central de SP:



Livro: É tudo família!
Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl (L&PM Editores, 2013)
Como um almoço de domingo, em que sempre cabe mais um, este livro abrange a diversidade das formações familiares contemporâneas. Em ritmo de HQ, ilustra algumas possibilidades: há famílias com filhos únicos ou numerosos, famílias com pais separados que podem se dar bem ou não, famílias com padrastos ou madrastas (geralmente diferentes das personagens dos filmes), famílias com pais homossexuais ou viúvos, famílias cujas crianças são criadas pelos avós, pais adotivos ou vivem em um orfanato.
Além dos diferentes tipos de laços familiares, apresentados de forma bem-humorada e sem artificialismos, o livro dá conta também de aspectos afetivos que permeiam essas relações: sentimentos como raiva, tristeza e amor, a rotina frenética de quem tem duas casas, a dor provocada pela perda de um parente querido e até mesmo circunstâncias mais obscuras, como a violência contra crianças: “Existem pais que tratam seus filhos muito mal. Nunca os abraçam ou beijam. Só gritam com eles. Outros até batem nos filhos, embora isto seja proibido!”.
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2014/10/29/10-livros-infantis-que-abordam-os-direitos-humanos/


Filme: De cabeça erguida
(La tête haute, 2015)
Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.
http://www.cineplayers.com/filme/de-cabeca-erguida/24947


Filme: Laranjas e Sol
(Oranges and Sunshine, 2010)
A história verídica de Margaret Humphreys (Emily Watson), uma assistente social de Nottingham (Reino Unido) que descobriu um dos maiores escândalos sociais dos últimos anos no Reino Unido. O filme aborda uma espécie de tráfico de crianças pobres que ocorreu na Inglaterra em direção a países como a Austrália. Para muitas crianças, aquela estava destinada a ser uma vida de horrendos abusos físicos e sexuais, longe de tudo que elas haviam conhecido.
http://www.cineplayers.com/filme/laranjas-e-sol/17943


Filme: O contador de histórias
(Contador de Histórias, O, 2009)
Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.
http://www.cineplayers.com/filme/o-contador-de-historias/6967

Comentários