Dica de Livro: A queda (Diogo Mainardi)



<< 
Quando vi Tito na incubadora, no dia de seu nascimento, compreendi que o amaria e o acudiria para sempre.
De lá pra cá nada mudou.
Eu o amarei sempre. Eu o acudirei para sempre.
>> 

A Queda: As Memórias de um Pai em 424 Passos (Record; 152 páginas; R$29,90)
Lançado em 2012 e considerado pela crítica literária do prestigiado jornal The New York Times como genial, o livro de Mainardi sobre o seu filho Tito é, acima de tudo, singular. Conteúdo, forma e tema: nascimento e crescimento de seu filho, que desenvolveu uma paralisia cerebral por  conta de seguidos erros médicos durante o parto. As associações, o jeito único e fragmentado de contar essa história espasmódica é genial, assim como o exemplo de entrega, perseverança e devoção.
O livro traz pequenos trechos que contam passo-a-passo desde a organização dos pais para o nascimento do “menino antivitruviano”, detalha os erros médicos sucessivos e os impactos na vida do menino e de toda a família. Em paralelo são trazidas referências da filosofia, pintura, literatura e cenas do cotidiano editadas como imagens POP – principalmente romana – que ajudam a elucidar e trazer ironia à declaração de amor ao próprio filho.
O filho deveria viver num local de clima mais quente para auxiliá-lo nas terapias e exercícios diários: Ipanema foi o seu primeiro campo de provas e colchão (de areia) pra suportar os tombos. Entre idas e vindas pelo Rio de Janeiro e Veneza, em setembro de 2010 a família mudou-se em definitivo para Veneza. Após o nascimento de Nico no Rio, o desenvolvimento de Tito foi muito beneficiado. Tinha a companhia e o apoio do irmão e o acompanhava com seu andador pra todo lado. Quando Tito alcançou 359 passos ininterruptos, Mainardi decidiu pelo lançamento do livro e começou a escrevê-lo.

<< 
A história de Tito é assim: circular.
>> 

A paralisia cerebral de Tito foi causada por uma obstetra que apressou o parto de maneira desastrada. O dia em que ele veio à luz -- 30 de setembro de 2000 -- caiu num sábado, e a médica encarregada do procedimento queria terminar seu turno de trabalho mais rápido. Para tanto, decidiu estourar a bolsa com líquido amniótico que protege o bebê. Só que, ao fazê-lo contrariando todos os manuais de obstetrícia, Tito teve o cordão umbilical esmagado e ficou sem oxigênio. A saída, nesse caso, era realizar uma cesárea de urgência. A obstetra outra vez errou ao demorar demais para abrir o ventre de Anna, mulher de Diogo, e Tito permaneceu asfixiado por 45 minutos. O resultado foi uma lesão no cérebro que o impede de falar, andar e pegar objetos com as mãos como se faz normalmente. A lesão é tão pequena que é invisível aos exames de imagem mais modernos. Assim, não comprometeu a capacidade intelectual de Tito, um menino vivaz, bem-humorado e, agora, um pré-adolescente típico -- com disposição infinita para irritar os pais e uma precoce admiração por mulheres altas e esguias. (http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/uma-queda-para-o-alto).

A queda referenciada no título diz sobre os constantes passos em falso de Tito, por conta de sua espasticidade provocada pela paralisia cerebral. Os 424 passos nos levam ao maior percurso sem interrupção que o personagem atingiu, numa visita ao Hospital de Veneza – onde nascera.

A queda é compartilhada: personagem e autor. A onipotência de Mainardi é colocada à prova, passo-a-passo.

Comentários