Por respeito à diversidade, escolas criam Dia da Família

Por Luísa Alves

Por perceberem o crescimento do número de diferentes formas de família, que não aquela convencional com uma mãe e um pai, algumas instituições de ensino brasileiras definiram uma data dedicada às famílias de todas formações. Dia dos Pais, Dia das Mães… Construção de presentes para levar pra casa, festejos na escola, mas algumas crianças e suas famílias sentem-se totalmente excluídas dessas datas. Quando as escolas não se educam às diferentes realidades podem produzir tristes reflexos às infâncias.
Filhos de mães solo, guarda de responsabilidade do pai, filhos de casais homossexuais, criados pelos avós, por outros parentes, etc; essas individualidades são uma realidade. Percebendo essas individualidades, escolas como Lua Nova, no Rio de Janeiro, promove outro tipo de festa duas vezes ao ano: a do Dia da Família.
Boa parte das escolas infantis do Brasil ainda comemora, no segundo domingo de maio e no segundo domingo de agosto, os dias das Mães e dos Pais, respectivamente.  Após uma pesquisa feita com as famílias dos alunos, incentivada por uma mãe, a escola percebeu que não eram poucos que passavam por situações semelhantes.
Para a Escola, que mesmo valorizando o respeito às diferenças de gênero, ainda sentem um grande desafio.  A decisão da escola em comemorar o Dia da Família certamente terá efeitos sobre as crianças e os pais. Estes efeitos terão tanto traços positivos quanto negativos. Aos poucos é interessante que a escola atue como formadora, e não de acúmulo de conhecimento só destinado às crianças. Toda a comunidade escolas pode ser envolvida numa mudança de concepção educadora por uma forma alternativa de adaptação ao mundo.
Conhece mais alguma escola que respeite a diversidade? Conta pra gente aqui ó: luisa@guiaforadacasinha.com.br


Fonte: http://guiaforadacasinha.com.br/por-respeito-a-diversidade-escolas-criam-dia-da-familia/ (Acesso em 02/09/2016).

Comentários