Agradecimento!



Tem sido dias intensos. Em menos de 30 dias descobrimos o nome, o rosto, o sorriso, o abraço apertado, o beijo sincero e até ouvimos papai. Tivemos nossa relação milimetricamente construída, dia a dia. Me senti um pouco como o Hachiko, do filme “Sempre ao seu lado”. Todos os dias, no mesmo horário, estávamos os dois pais à porta do abrigo pra mais um dia de visita aos meninos. Em quase todos os dias chegávamos sem planos ou pretensões: juntos chegávamos a um acordo do que faríamos – futebol, lição de casa, futebol, brincar de carrinhos, futebol, artesanato, futebol. E a cada dia, sem qualquer intervenção externa, nos descobríamos e nos enxergávamos mais próximos e unidos. Sem grandes novidades ou alvoroço fomos conquistando a confiança deles, pela repetição: os abraços foram começando a ficar mais apertados e longos, os beijos mais repetidos e sinceros, a palavra “papai” foi saindo cada vez de uma forma mais tranquila e até um “eu te amo, papai” ouvimos esses dias.


Essa insistência e constância trouxe segurança pra eles (e pra gente), mas não nos apegamos apenas a eles. Acompanhando a rotina da casa nos apegamos a cada funcionário, a cada voluntário; é tanta gente trabalhando pela felicidade daquelas crianças que meu olhos enchem de água só de lembrar. No último sábado foi aniversário do Tsunami e foi impossível segurar o choro. Ele ganhou uma baita festa e muito, mas muito carinho de um monte de voluntários, em pleno sábado à tarde. Eles podiam estar no clube ou dormindo, mas estavam lá, suando pra montar uma festa linda de três anos pra ele. Foi muito emocionante e inesquecível. No domingo os dois conheceram a nossa casa e o quartinho deles; ficaram radiantes de felizes! Mas feliz mesmo fiquei ontem, quando fomos visitá-los e pudemos ver o quanto eles estavam felizes e ansiosos com toda essa mudança. Os dois não veem a hora de irmos juntos pra casa; nunca os vimos tão animados e felizes, é muito gratificante ver isso.


Nessa reta final não temos tido outras palavras em mente além de agradecimentos. Tem sido dias bem duros em que mantemos nossas rotinas de trabalho e estudos e adaptamos para conseguirmos visitá-los. Isso significa acordar bem mais cedo que antigamente e não suportar manter os olhos abertos depois das dez da noite. É cansativo, até estressante, mas não tem nada no mundo que pague aquelas carinhas de felicidade e aquele abraço gostoso. Faz tudo e todo o esforço valer, cada gotinha de suor. Mas, como dissemos, não somos apenas nós que reservamos tempo e carinho pra eles e pras outras crianças do abrigo. Segue uma pequena lista com os agradecimentos mais que especiais e indispensáveis por tudo o que fizeram pelos nossos meninos:
 Vara Central da Infância e Juventude: tivemos uma experiência ótima com o Fórum, que acredito que tenha sido decisivo no sucesso de todo o processo. Desde a agilidade e preparo do corpo técnico, até o embasamento do curso com a participação da juíza à frente da Vara, bem como o acompanhamento quase que diário nesse período tão delicado de aproximação com as crianças.


  • VaraCentral da Infância e Juventude: tivemos uma experiência ótima com o Fórum, que acredito que tenha sido decisivo no sucesso de todo o processo. Desde a agilidade e preparo do corpo técnico, até o embasamento do curso com a participação da juíza à frente da Vara, bem como o acompanhamento quase que diário nesse período tão delicado de aproximação com as crianças.
  • IMSJT eSaica São Judas: muito carinho e atenção no cuidado diário com as crianças. É uma estrutura enorme que garante o funcionamento de 8 creches, 1 abrigo e 1 instituto que atende mais de 2.000 crianças. Para as crianças do abrigo, em especial, o afeto de todos – funcionários, voluntários, padres, etc – é emocionante. Tivemos sorte de encontrarmos dois irmãos tão especiais, mas eles também tiveram muita sorte em ir morar num local tão acolhedor.
  • Marcos Fábio Pereira Nara e esposa: toda semana reservam um tempinho na agenda deles pra acompanhar a rotina escolar das crianças – fazem tarefa de casa e o que mais precisar junto com elas; ensinam um pouco de lógica, organização e, mais do que isso, dão a atenção que elas tanto precisam!
  • Instituto Fazendo História: realizam um trabalho bem ativo junto às crianças abrigadas – colaboradores acompanham semanalmente as crianças e, juntos, vão completando página a página fatos relevantes da vida dos pequenos.
  • Projeto Parabéns: organizam festas de aniversário em abrigos para as crianças – muitas delas que nunca tiveram uma festa de aniversário na vida. Um exemplo e tanto de doação e muito carinho em todo o trabalho desenvolvido.
  • Dídio Pizza: criaram uma rotina incrível que as crianças esperam ansiosas – a cada quinze dias doam pizzas e um tempinho pra brincarem com as crianças. Gesto simples e com um impacto enorme na vida dessas crianças!



Com carinho,


Dois Pais e Dois Filhos.

Comentários