o que você quer ser?


hoje o mais velho quis assistir um filme com a gente. 

confesso que cochilei, não por conta do filme mas porque almoço de domingo pede. tradição é tradição. mas entre um fechar de olhos e uma leve despertada o que eu via me deixou arrepiado, de verdade. ainda mais pra ele ver, que por um certo tempo teve um destino totalmente incerto na vida, que quando nos conheceu mal sabia o que eram sonhos, desafios, planos de vida. o filme, Zootopia, passa uma mensagem importantíssima de esperança - você pode ser o que você quiser. questiona todos os padrões de caça e caçador da natureza e seus papéis no dia a dia. 

achei incrível e super encaixado com o que eu andava precisando falar com eles. 
engraçado isso, mas talvez por conta da nossa pequena diferença de idade - 17 anos - vez ou outra nos pegamos conversando com ele como de adulto pra adulto. esses dias foi sobre corpo humano: masculino e feminino, uma pincelada sobre gênero, identidade e sexo. conversa necessária quando surgem os primeiros pêlos no corpo (meu Deus, meu filho tá entrando na puberdade!). 
em paralelo, o pequeno andava com uma mania (provavelmente por ouvir esse mimimi na creche, algo assim) de falar que tal coisa ou tal cor ou tal qualquer coisa era de menino ou de menina. 

resultado: pra eles entenderem direitinho que qualquer um pode ser o que quiser joguei um bando de referências poderosíssimas. a começar pelo charme de Pablo Vittar, o estouro do Linn da Quebrada passando pela alegria de Liniker e seu cabelo brasileiríssimo e assumidíssimo, um pouco do ritmo envolvente das baianas e a cozinha mineira até chegar no Emicida que passou por cima de um bando de dificuldades na infância e criou uma teia - música, moda, arte - tudo pensando em trazer à tona e dar oportunidades a um monte de profissionais cheios de talento escondidos na névoa que paira nas quebradas. 


ainda mais em tempos de escola que fomenta essa maluquice (pra não dizer falta de educação, de berço, que dinheiro algum conquista) em fazer brincadeirinhas com profissões, como se houvesse as mais e as menos importantes. 

Comentários