qual o seu sonho?

alguma vez você já pensou em fazer essa pergunta pro teu filho:

qual o seu sonho?


simples, pra alguns.
pra quem mal tinha definido o que era família, um pouco mais complicado.
ainda na linha do "ser pai da forma mais complicada que for possível" (risos) esses dias fizemos o teste: perguntamos, demos um papel e uma caneta e a tarde toda pro mais velho pensar a respeito. primeiro porque precisam entender que não temos programações 24/7, há momentos em que precisamos ficar assim. isso, fazendo nada. 
duas horas e meia depois acordamos da siesta do ultimo domingo com ele eufórico. conforme falamos, listou três sonhos e, embaixo, algumas tarefas que ele precisa cumprir pra conseguir realizá-los. 

foi muito legal! 
primeiro em saber que ele já vislumbra esse tipo de coisa.
depois porque aquele bando de conversas que a gente vive tendo com ele faz efeito: entre as tarefas tinha coisas tipo fazer a tarefa de casa direitinho, repeitar e ajudar os outros e por aí vai.
e ainda porque conseguimos pausar aquela ansiedade por fazer algo ou TV ou celular ou algo que o valha. conseguimos deixar o menino duas horas e pouco quietinho quebrando a cabeça.

conversamos muito depois sobre os sonhos e as tarefas - algumas que os pais podem ajudar e outras que nós, como pais "complicados" que somos, não vamos dar de mão beijada (como ele pode ouvir falar que ocorra em outras famílias, com amigos). daremos o suporte necessário pra que ele conquiste, nada de empurrãozinnho. 

se você tem filho, afilhado ou coisa do tipo, faça esse exercício. é bem legal!

Comentários