LION: uma jornada para casa



fim de domingo pede filme, ainda mais com chuva.
ontem escolhemos Lion: uma jornada para casa. e foi intenso!

o filme fala de dois irmãos, inseparáveis. com pouquíssimos diálogos, conta com imagens muito bem trabalhadas, fotografia incrível. o drama que cerca a trama é justamente a separação dos irmãos, a garra do menino pela sobrevivência, até ser recebido por uma família australiana. longe da Índia, cresceu, estudou e aos vinte e cinco resolveu vasculhar e descobrir a própria história. 

fruto de uma instrospecção profunda - em que o menino Saroo travou e acabou se afastando de namorada e família - desenvolve uma longa pesquisa sobre a região onde, possivelmente, morava junto à família biológica. longa, bem longa jornada. após anos pesquisando mapas e cruzando informações, enfim ele encontra onde deve ter sido a sua casa. organiza a jornada e parte rumo à própria história.

acontece que um bando de coisas que foram retratadas no filme vimos acontecer em nossa história, aqui em casa. além do fato do pequeno Saroo ter um bando de traços - físicos e comportamentais - bem próximos ao pequeno daqui. receita perfeita pra um filme inundado - literalmente. chorei do começo ao fim. lá fora chovia: não sei se mais lá fora ou aqui dentro. 

impossível não fazer paralelos,
tentar imaginar questionamentos que teremos por aqui no futuro.

um filme que chacoalha muito bem a nossa vida. ótimo pra quando as coisas andam meio acomodadas.



LION – UMA JORNADA PARA CASA
(Lion)
Austrália/Inglaterra/Estados Unidos, 2016
Direção: Garth Davis
Com Sunny Pawar, Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, Abhishek Bharate, David Wenham,

Distribuição: Diamond

Comentários