sobre qualquer coisa


leu a frase da foto acima? ok, agora lê de novo então, devagarzinho:

"Como você faz qualquer coisa é como você faz tudo".

tudo aí, é qualquer coisa mesmo. 
deparei-me com essa frase nesse ano; mas olha, posso dizer que ela resume muita coisa da minha vida, viu?

sedento em resolver tudo, levo muito a sério a minha listinha "to do". sério: fico mal quando não rolou resolver algo e tenho que reprogramar. óbvio que isso é esquisito e não é coisa que se aconselhe, mas posso falar? não é isso o mais legal disso. é o fato de eu tratar com a devida importância QUALQUER COISA. lógico que tem tarefas que tem prioridades e outras nem tanto, mas todas eu trato da melhor forma possível. desde comprar pão na esquina, dar banho no pequeno ou assinar um contrato importante no trabalho. 

essa frase me chacoalhou no sentido de: ok, não estou sozinho nessa. e pensei maior: como pai, minha obrigação passar pra frente isso. feito! 
aqui em casa, tal qual os pais, os meninos têm cada um as suas tarefas. e não mexo uma palha pra ajudá-los, mesmo! o pequeno me ajuda a arrumar a cama, guarda todos os brinquedos depois de usar, chegando em casa guarda o sapato no lugar certo, coloca as roupas sujas no cesto pra lavar. o mais velho, além disso tudo, lava a louça do café da manhã, (aos trancos e barrancos) arruma a mochila pra escola na noite antes da aula e preza pelo dificílimo xixi que insiste em cair no lugar errado. mimimi diário esse do xixi, mas olha, em um ano já está começando a fazer efeito, viu? se até a Gio Ewbank reclama do mesmo problema com o Gagliasso, sinto-me honrado em ser ouvido por aqui. e mais: ganhei um vigia - meus olhos quando não estou por perto - o Davi! às vezes ainda estou no quarto, "dormindo", e eles já acordaram. depois do mais velho usar o banheiro ouço os passinhos apressados do jacarézinho indo lá conferir, fazer a vistoria dele. se não passar pelo crivo, logo o jacarézão ouve um: 

"AAAAAllan, vem limpar a privada! Você não deu descarga e tem xixi pra fora, o papai já falou que não pode!". 

choro de rir e morro de amores. 

o problema não é a cama desarrumada ou o xixi pra fora. 
o problema é que, como o xixi, o problema vaza. é um treino - todo dia o tempo todo - a ter zelo pelo que se faz. independente da importância ou urgência, o zelo trás consigo um quê de atenção que olha, pra quem é maluco como eu, vejo como amor mesmo viu? 

esse cuidado transcende o "fazer as coisas direitinho". 
age também na nossa autoconfiança. e olha que não é mole ser confiante assim quando se tem dois jacarés pra brincar e se alimentar!

Comentários