nome novo, documentos novos!


a finalização do processo de adoção e consequente mudança no sobrenomes dos meninos traz uma demanda grande junto: atualizar TODOS os documentos. uma maratona cheia de pequenos detalhes, olha só:

- Certidão de Nascimento: foi emitida pelo próprio Fórum uma certidão nova, sem os dados dos pais e avós biológicos e com os nossos nomes como pais e o dos nossos pais como avós; em paralelo a juíza solicitou o cancelamento das Certidões originais, nas quais constam os dados da família biológica (com isso essa Certidão "antiga" não pode mais ser emitida pelo cartório - quem terá acesso a ela são apenas o Fórum, os pais adotivos ou a própria criança, ao atingir maioridade).

- RG: como tudo o que fazem por lá, resolvemos rapidinho no Poupatempo; o RG antigo fica retido e o novo (com o mesmo número) tem, em seu cadastro, preenchimento de "mãe" vazio. Não pudemos inserir o tipo sanguíneo por conta do nome impresso na tipagem sanguínea: quando fizeram o exame, ainda não tinham nosso sobrenome. Ou seja: só na próxima emissão de RG deles que poderemos fazer essa inclusão!

- CPF: cadastro atualizado direto numa agência da Receita Federal (os Correios não conseguem atualizar todos os dados como é necessário no caso de adoção). Mesma numeração, mãe consta em cadastro agora como desconhecida, dois pais no campo "pais".

- Cadastro Banco / Escolas / Trabalho Pais / Plano de Saúde / Clube: envio certidão de nascimento e RG novos.

- Carteira de Vacinação: atualização do cadastro do SUS em qualquer posto de saúde com os novos sobrenomes e pais.

- Passaporte: optamos por aguardar finalizada a adoção já que o trâmite para conseguir vistos é bem complicada quando o processo ainda não estar finalizado; sendo assim, procedimento padrão para emissão do primeiro passaporte, já com o novo nome deles e tendo nós dois como pais.

Comentários